08 janeiro 2010

Factores da globalização

A globalização é um fenómeno complexo que resulta da conjugação de factores económicos e financeiros,políticos, sociais e culturais.
Na origem e desenvolvimento da globalização estão, por exemplo, os seguintes factores:
- O fim da Guerra Fria e o colapso dos regimes comunistas de estilo soviético,
- O crescimento de formas de governação regional e internacional, daOrganização das Nações Unidas às diversas zonas de integração económica, como a União Europeia, o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), a Associação de Nações do Sudoeste Asiático (ASEAN), o Pacto Andino, o Mercado Comum Centro Americano (MCCA) "criaram as condições para uma maior aproximação entre os países de todo o mundo." Os Estados e as Nações abdicam de parte da soberania nacional.
- A criação de organizações intergovernamentais (OIGs), como a União Internacional do Telégrafo.
- A criação de Organizações Não Governamentais (ONGs), que se envolvem na defesa do meio ambiente e na ajuda humanitária.
- O crescimento das empresas multinacionais ou transnacionais que aumentaram em dimensão e importância, tendo constituído redes de produção e de consumo que abrangem o mundo inteiro e ligam os mercados económicos.
-O desenvolvimento das tecnologias de informação e das telecomunicações, os faxes, os telemóveis, a informática e a internet, permitem um maior fluxo de informação à volta do mundo e um contacto directo e permanente de todo o globo. Estamos numa "Aldeia Global".
- O desenvolvimento dos transportes, combóios de alta velocidade, aviões a jacto, navios porta contentores, etc. contribuiram para diminuir as distâncias, permitindo transportar grandes quantidades de mercadorias à volta do mundo em escassas horas ou dias e facilitam as deslocações de turismo ou trabalho...
Na origem e desenvolvimento da globalização estã o crescimento e expansão das empresas transnacionais e os progressos que se verificaram nos domínios:
- da comunicação por satélite
- das Tecnologias de informação
- dos transportes
- da Integração Económica

Sem comentários:

Enviar um comentário